os 100 maiores discos da música brasileira

os 100 maiores discos da música brasileira

O fim dos barcos a remo significa: fim das cantigas de remadores. Por sua vez, esta versão "histórica" da musicologia se ocupa, primordialmente, da música erudita de cunho ocidental e de suas extensões em territórios não europeus, excluindo manifestações de tradição oral e mesmo popular. 1995 "Esboço de uma teoria da música: para além de uma antropologia sem música e de uma musicologia sem homem". An Introduction to the Music of the World's People, New York, Shirmer. Rodeando os campos de estudo da etnomusicologia. Chernoff (1979) acredita na necessidade de uma ação interpretativa muito elaborada por parte do pesquisador observador-participante, caso contrário terá dificuldade em chegar a um nível de abstração capaz de retratar com precisão tanto a realidade do mundo por ele presenciado quanto a relatividade de seu próprio ponto de vista. Notação oral: padrões rítmicos são muitas vezes fixados de forma não escrita. Estudando o alaúde de 14 cordas do Afeganistão, o dutar, John Bailey, desenvolveu sua teoria de corporalidade e morfologia instrumental, um fenômeno que chamou de "spacio-motor-thinking" musical (Bailey, 1985; 1995). Por resultarem de simultaneidades sonoras, os aspectos verticais de toda música são, muitas vezes, mais difíceis de perceber do que os horizontais, que se estedem ao longo da linha temporal. Uma outra classificação proposta por Schaeffner em 1932 distingue entre duas classes de instrumentos: aqueles compostos por substâncias fixas que vibram (subdivididos em dilatáveis, flexíveis e não dilatáveis) e em colunas de ar em vibração. Este seria um processo que transcende o trabalho de registro em campo sob controle do pesquisador, levando, porém, a resultados que podem complementar as mencionadas três formas básicas de gravação em campo. Antropologia, artes, humanidades, São Paulo, Hedra, n. 2, pp. Para entender a música enquanto produto e estrutura construída seria necessário, de acordo com Merriam, aprender a entender conceitos culturais, que fossem responsáveis pela produção destas estruturas. Em 1980 Bruno Nettl constatou que a maioria dos pesquisadores na etnomusicologia contemporânea concordava apenas que a etnomusicologia poderia incluir seis aspectos básicos de enfoque: 1. o estudo da música não-ocidental e do folclore musical de maneira geral; 3. o estudo da música em seu contexto cultural; 4. o estudo das culturas musicais contemporaneas; 5. o estudo da música no contexto e enquanto parte da cultura; 6. o estudo comparativo de culturas musicais do mundo. (Portuguese), https://doi.org/10.1590/S0034-77012001000100007. (org. SCHECHNER, R.1982 From Ritual to Theatre, New York, Performing Arts. Abre mão do enfoque sobre a música enquanto "produto" para adotar um conceito mais abrangente, em que a música atua como "processo" de significado social, capaz de gerar estruturas que vão além dos seus aspectos meramente sonoros. ROUGET, G.1983 Music and Trance. Refiro-me a elementos sensórios, que podemos denominar de estruturas acústico-mocionais. É também na performance dramática e musical que encontramos a ritualização do sagrado. Este filme é exemplo de um novo gênero, onde documento, detalhes biográficos e relatos variados se mesclam, formando uma composição quase impressionista sobre o tema. Além disso constatou uma superposição de ciclos de 12 ou 6 batidas sobre o ciclo métrico de 3 ou 4 unidades de pulsação. Duas décadas depois surge o Archives of Traditional Music da Indiana University, um dos mais importantes do gênero nos EUA hoje em dia. O registro do áudio e de imagens ultrapassa o puramente musical. Um dos mais conhecidos é o "Music of Man Archive" do etnomusicólogo suíço Wolfgang Laade, que durante várias décadas de gravações musicais e registros videográficos coletou material sonoro nos continentes asiático, europeu e africano. A partir de 1956 esta designação da disciplina consagrou-se internacionalmente com a fundação da Society for Ethnomusicology nos EUA. Colocar à prova um puxador de chula recém-chegado à festa, já motiva os instrumentistas a introduzirem o "tom mi", atravessado de natureza, mais difícil mesmo para os dançarinos. Além deste pensamento acústico-mocional o quadro de referência teórica da música do machete baiano baseia-se na noção de cinco "tons" distintos: ré-maior, dó-maior, lá-maior, sol-maior e mi-maior. A questão básica para a classificação dos instrumentos é como este corpo produz o seu som, ou seja, se o som é produzido por uma corda que entra em vibração, por uma pele de tambor que é percutida, uma coluna de ar que vibra ao soprarmos uma flauta etc. Nos seus catálogos de instrumentos musicais, Mahillon baseou-se nos conceitos dos antigos gregos, utilizando, como os teóricos europeus da Idade Média, um diagrama em forma de árvore para exemplificar as ramificações dos instrumentos musicais dentro de sua respectiva categoria. Para uma pesquisa musical, em que música significa uma forma específica de comunicação não-verbal e em que o momento processual, as partes não fixadas e improvisadas tomam espaço central da investigação, foi importante adotar um enfoque semelhante. Mahillon avaliou os instrumentos de acordo com o tipo de vibração do material, responsável pela produção do som. *Origem*: Baiona, Aquitânia Assim, a dança, da forma como ocorre nos toques e cerimônias públicas do candomblé, serve de apoio à incorporação dos orixás em seus médiuns, quando se apresentam aos espectadores presentes. Pincelados alguns campos de pesquisa etnomusicológica, é preciso concluir constatando que vários outros domínios ainda poderiam ter sido comentados: música e cultura (Nettln, 1983), música e história (Veiga, 198 ), música e estruturas sociais, música e mídias, música e mercado, música e identidade (Reily, 1992), música e poder, música e política, teatro e dança, música e meio ambiente, música e gender studies (Herndon & Ziegler, 1990), música e religiosidade, música e trabalho acústico (Araújo, 1999), festivais de música, música e o diálogo intercultural, produção musical, World Music (Broughton, 1994) etc. 30 mil cilindros de cera e os outros suportes de áudio do Arquivo Fonográfico de Berlim terem sido evacuados do Museu Etnográfico durante a II Guerra. Beat e off-beat: beat e off-beat representam a marcação e a batida entre as marcações. (org.). Na verdade trata-se da contraparte acústica da paisagem que circunda os seres humanos. Diferente de outras áreas do saber local, não é contraditório teorias nativas operarem no campo musical com concepções próprias, não-ocidentais, e utilizarem, ao mesmo tempo, esta terminologia, que é derivada da teoria musical européia. (PT), Stay informed of issues for this journal through your RSS reader, Resumo Além disso manifestam relações históricas, confirmando, por exemplo, a origem bantu do samba de roda, ou a origem iorubá e/ou fon do candomblé gege-nagô (Kubik, 1979). Por isso, é sempre bom lembrar os clássicos que marcam nossa vida, principalmente, da nossa literatura brasileira. Blacking, 1973). de São Paulo, que possui um rico material sonoro, de vídeo e fotográfico das regiões sul e sudeste do país. As questões que mais lhe parecem pertinentes no contexto de processos trasformativos da música e do sistema musical (Blacking, 1979: 8) podem ser adaptadas à análise da performance musical, como a seguir: 1) Quem realiza a performance musical e quem atende a ela? Aqui música não é entendida apenas a partir de seus elementos estéticos mas, em primeiro lugar, como uma forma de comunicação que possui, semelhante a qualquer tipo de linguagem, seus próprios códigos. Uma paisagem sonora é tão diversificada quanto são diversos os ambientes que a produzem. Além destas, existem outras classificações nativas de instrumentos de música. Nas artes visuais ou na música, o trabalho de Gabriel Junqueira é uma luta Ao lado dos signos visuais como a decoração e a organização do espaço, há os elementos acústicos, como a música e outros tipos de sons. Collections of Traditional Music of the World, Berlin, VWB. Uma análise interna da dança parte de seqüências de movimentos em conjunto com o seu suporte musical inerente. A insersão da música nas várias atividades sociais e os significados múltiplos que decorrem desta interação constituem importante plano de análise na antropologia da música. (org.). 8(3): 187-92. Instrumentos foram inventados para realizarem sonoridades diferentes, de extrema duração, de volume alto, ou então com capacidade para produzirem seqüências rápidas e virtuosas, expandindo assim o universo sonoro do corpo humano. É som e movimento num sentido lato (seja este ligado à produção musical ou então à dança) e está quase sempre em estreita conexão com outras formas de cultura expressiva. A partir de certo grau de intensidade ¾ seja de volume ou seja por causa de uma excessiva duração temporal ¾ a vibração rítmica tem tal impacto sobre o corpo, que pode levar a alteração de seu estado de consciência (Rouget, 1983). Os misteriosos sons nambiquara que ouve no meio da noite remetem o autor a um trecho da Sagração da primavera de Igor Stravinsky. Como o músico necessita ouvir e interagir com o todo para tocar a sua seqüência, Arom fez com que tocasse com um fone de ouvido na cabeça. Em sua carta, Preuss afirmava que não era o suficiente apenas adquirir as máscaras de dança dos índios caiapó ¾ remetidas de antemão por Kissenberth a Berlim para o acervo do museu ¾ visto que o papel do antropólogo é retornar com as informações sobre a sua experiência e sobre o material colhido, "pois para a ciência os objetos permanecerão mortos se desprovidos de explicações". A pesquisa etnomusicológica também considera os movimentos que geram o som no instrumento, pois estes se mostram essenciais, refletindo não apenas virtuosismo e técnicas apuradas, como também determinadas concepções mentais. Isso, no entanto, não elimina o fato de muitas culturas exigirem uma adaptação da sistemática exposta. FAVARETTO, C.2000 "Arte do tempo: o evento". 211.21 Tambor cilíndrico (crivador, cupiúba, macaco, ilú), 211.22 Tambores em forma de barrica (atabaque, batá), 211.25 Tambores em forma de cone (timbal), 211.26 Tambores em forma de taça (darabuka), 211.3 Tambores de pele emoldurada (caixa, pandeiro, adufe). Este ensaio pretende esboçar, de forma introdutória, alguns campos de interesse da etnomusicologia, disciplina, que apesar de percebida durante longo tempo como de natureza híbrida -- ou seja, pertencente à musicologia quanto a seus conteúdos e à antropologia quando se trata de seus métodos de pesquisa -- cresceu consideravelmente nas últimas décadas levando à constituição de centros de estudos e de pesquisa nas principais universidades americanas e européias, firmando-se, cada vez mais, com expressão própria também no Brasil. DOURNON, G.1981 Guide for the Collection of Traditional Musical Instruments, Paris, The Unesco Press. Membranofones: os tambores que são percutidos sobre uma pele de animal ou sintética são os membranofones. A este domínio vertical de estruturas sonoras pertencem as afinações de instrumentos. (ORGS.)1990. As partes isoladas em diversos canais de gravação servem para fins de análise e mixagem posterior. (curador)1997 Brasil. Cada um dos cinco "tons" tem as suas fórmulas de movimento e sua própria resultante acústica, além do grau de altura de cada um dos tons, dentro de uma escala imaginária. Esta pesquisa mostra que faz parte da busca por soundscapes também a consideração das fontes que produzem o som. Vista desta forma, a relação de música e dança é submetida a uma análise estrutural interna. Estar "fora do tom" ou "desafinado", em si já são conceitos etnocênctricos, pois pressupõem que o outro esteja errado pelo fato de estar fora das normas do mundo musical próprio, este sim, supostamente "no tom" e "afinado". BÉHAGUE, G.1984 "Patterns of Candomblé Music Performance: Afro-Brazilian Religious Setting", in Béhague, G. Assim, e de forma similar à etnolinguística, o estudo aprofundado da música, como realizado nas pesquisas de Kubik, também serve de suporte científico à reconstrução da história das culturas africanas no Brasil. )1990 Emics and Etics. Um mal-entendido comum entre pesquisadores não familiarizados com a documentação musical é que pensam estar analisando e falando de música, quando na verdade discorrem sobre a letra. O ritmo, a métrica de uma peça musical e as seqüências cíclicas de determinados padrões, como os própios time-line-pattern, pertencem ao componente horizontal da música. Nesta música percussiva, produzida por dezenas de tambores, ocorre uma interação da energia própria do músico com a pressão do som coletivo e das vibrações do solo sobre o seu corpo. Desenvolveram-se assim técnicas de transcrição musical do filme, e posteriormente do vídeo, nas quais a combinação de som e imagem possibilita uma leitura mais completa do acontecimento musical. Apesar de cada instrumento se sobressair em dado momento, a performance como resultado musical fica audível ininterruptamente. Não resta dúvida quanto à importância das experiências práticas. Os dois parâmetros, a acústica e a cultura, ou seja, o som e as sonoridades, respectivamente, estão presentes na pesquisa etnomusicológica do século XX. Como a música captura nossa imaginação, Rio de Janeiro, Objetiva. O paradigma que infalivelmente surge no contexto antropológico da música será sempre sonoro: ouvir e aprender a ouvir a sonoridade dos outros significa entendê-los melhor, da mesma forma que entender as sonoridades alheias vai fazer com que entendamos melhor o nosso meio ambiente sonoro também, reconhecendo e respeitando as alteridas. É o caso também de uma coleção de gravações feitas em bobinas de arame nos anos 40 na Paraíba, onde foi documentado importante acervo do populário musical local, sem que se possa ao menos escutá-lo e muito menos copiá-lo para outro formato, também por falta do aparelho apropriado. Ela se desenvolveu conforme as necessidades e o próprio desenvolvimento desta música desde a renascença até fins do século XIX. (org. Os time-line-pattern são responsáveis por uma variedade de repertórios de música brasileira e funcionam como orientação para as demais partes da música na sua linha temporal. 1997 "Healing Process as Musical Drama: The Ebó Ceremony in the Bahian Candomblé of Brazil". Este timing é concretizado acusticamente ou através de movimentos, significando a menor distância entre impactos sonoros e/ou de movimentos. O sistema indiano: O sistema clássico de classificação dos instrumentos musicais indianos é apresentado em um dos muitos tratados técnicos da literatura sânscrita, o Bharatiya-natya-shastra, ou seja, "o ensino da arte dramática", atribuída a Bharata. Diferente de ritmo ou mesmo de configurações melódicas, as estruturas de afinação e de combinação de intervalos já apresentam uma disposição vertical. BOSE, F.1953 Musikalische Völkerkunde, Freiburg. On the Documentation and Interpretation of Music Cultures by Audiovisual Media", The World of Music, vol. Procurando definir o que significaria o termo nativo "toque", há dois componentes básicos para a sua formulação: 1. Ciclos formais: enquanto o referencial rítmico é realizado pela marcação e pela pulsação elementar, os motivos melódicos, as frases, temas e fórmulas musicais expressam na sua repetição ciclos formais precisos que em geral se estendem sobre 8, 9, 12, 16, 18, 24, 27 ou 36 pulsos. 1: 100-35. ), Performance Practice: Ethnomusicological Perspectives, Westport/London, pp. 20(2): 293-325. Ao analisar as características do repertório musical do xangô de Recife, José Jorge de Carvalho demonstrou os paralelos entre características melódicas do repertório religioso e três pares de divindades contrastantes (Carvalho, 1984). Em última instância performance é um tipo de comportamento, uma maneira de viver experiências. Colocações mais recentes, como a de Jeff Todd Titon (1992) que define a etnomusicologia como "the study of people making music", mostram que hoje as pesquisas dão grande ênfase ao estudo do fazer musical e à criação que daí surge, independente de origem, de lugar geográfico e da relação do produto sonoro com a cultura do pesquisador. HOOD, M.1963 "Musical Significance", Ethnomusicology, vol. Como diretor do arquivo fonográfico de Berlim, Hornbostel tinha acesso ao maior número de estilos musicais que se conhecia no seu tempo, e Curt Sachs, diretor do museu de instrumentos musicais da mesma cidade, profundo conhecedor, portanto, da problemática de se organizar e classificar instrumentos de música, era parceiro ideal nesta empreitada. NETTL, B.1983 The Study of Ethnomusicology,Urbana, University of Illinois Press. É consenso amplo que estudos etnomusicológicos incluam a pesquisa das músicas ditas étnicas e/ou tradicionais, o folclore rural e urbano, mais recentemente também a música popular, e que se diferenciam da musicologia dita "histórica" principalmente nos métodos de pesquisa empregados. 1977 "Definitions of 'Comparative Musicology' and 'Ethnomusicology': An Historical-Theoretical Perspective", Ethnomusicology, vol. Como arte do tempo, a música por si representa um evento. Semelhante é também o caso do acervo sonoro do "Grupo Cachuera!" O próprio machete, de origem portuguesa, prova o quão equivocado é acreditar na procedência do instrumento como responsável pela natureza da música tocada neste instrumento. Hoje encontram-se, com pouquíssimas lacunas, de volta ao museu desde 1990, depois de uma odisséia por porões de mosteiros, que após 1945 se tornaram poloneses, por departamentos públicos da antiga União Soviética e da Alemanha Oriental (Simon, 2000). O registro que é feito desta forma tem a vantagem de documentar a sonoridade geral do evento, sendo fiel também ao desenvolvimento da performance no seu tempo real. AROM, S.1976 "The Use of Play-Back Techniques in Orally Transmitted Music". (1) Gravação no contexto: o registro do acontecimento sonoro na pesquisa de campo procura, idealmente, fazer jus à situação e ao contexto encontrados. 28(3): 383-409. *Ano:* 2018 Padrões inerentes: o processo musical permite o surgimento de padrões inerentes, que resultam da combinação de alguns elementos de duas ou mais partes da música. WATERMANN, R.1952 "African Influences on the Music of the Americas", in Tax, S. Podem mesmo assumir uma função descritiva, ou então reforçar elementos não acústicos da performance geral. A remoção das terças maior ou menor das melodias, e a inserção, ao invés delas, da terça neutra, toma do repertório nordestino das flautas o jugo dos modos maior ou menor, sem os quais, lembre-se, não existiria a música do ocidente, baseada na tonalidade e harmonia funcional. GALM, E. A.1997 The Berimbau de Barriga in the World of Capoeira, dissertação, Tufts University. Desvendar as verdadeiras teorias musicais é importante tarefa da etnomusicologia. Ao mesmo tempo que ouvia grandes nomes da música clássica, como Bach, o garoto se interessava também por ritmos brasileiros, principalmente os nordestinos. A fábrica licencia obras de gigantes da música brasileira e prensa cópias usando os áudios originais. *Fonte*: Própria Internet Este registro deve servir, igualmente, para compor arquivos especializados, portanto existe a preocupação de uma gravação "limpa", sem maiores interferências. Count Grishnackh), no qual ele toca todos os instrumentos. Para Turner e Schechner (1982) performances são, simultaneamente, étnicas e interculturais, históricas e sem história, estéticas e de caráter ritual, sociológicas e políticas. O fato que já havia detectado na pesquisa antropológica e social foi confirmado por estes "espectrogramas": de fato existem diversos critérios, como o rural e o urbano, o repertório fixo e o livre, o nacional e o local etc. LACERDA, M. B.1988 Kultische Trommelmusik der Yoruba in der Volksrepublik Benin, Hamburg, Wagner. Um dos mais característicos destes time-line-pattern é representado pela linha rítmica do samba, executado no tamborim em um conjunto carioca de pagode. HERSKOVITS, M.1946 "Drums and Drummers in Afro-Brazilian Cult Life". Independente deste "dilema", a etnomusicologia estabeleceu-se com centros de estudos e de pesquisa nas principais universidades americanas e européias, firmando-se, cada vez mais, com expressão própria também no Brasil. Com base no interesse pela diáspora da cultura africana no Novo Mundo, Waterman e outros pesquisadores americanos deram início também à documentação e descrição musicológica de repertórios de música afro-brasileira (Herskovits, 1946; Herskovits & Waterman, 1959; Merriam, 1956; 1963). Dessa forma acontece que fitas mais antigas não podem ser tocadas ou copiadas por falta do aparelho de leitura apropriado. Ao presenciar um conjunto de 12 flautas monófonas, as xinveka de Moçambique, cada qual afinada em um tom diferente, e que eram tocadas simultaneamente enquanto os músicos formavam um círculo em movimento, fixei o microfone em um ponto deste círculo. Um estudo dedicado ao caso específico da história e das práticas de uma etnografia afro-brasileira, em que a música sempre ocupou um importante espaço, foi apresentado por Vagner Gonçalves da Silva (2000). Ao mesmo tempo é singular e de difícil tradução, quando apresentada fora de seu contexto ou de seu meio cultural. Signos da performance e manifestações expressivas. Text 1971 The Ethnomusicologist, New York, Mac Graw Hill. ), 1992 "Ethnography of Music" in Myers, H. 5, Hedra, pp. Para ilustrar diferentes enfoques na etnomusicologia, vou comentar a seguir alguns campos importantes de pesquisa, selecionados de forma aleatória. 1964 The Anthropology of Music, Evanston, Northwestern University Press. *Informações Gerais* Há um grande número de formas diferentes de tambores. 3) O que é particularmente musical na performance e nas respostas causadas pela performance, em oposição às reações sociais, políticas etc.? Time-line-pattern: Este é um padrão rítmico especial, de configuração assimétrica, que funciona como "cerne estrutural" da música. Estas quatro unidades formam o ponto de partida de uma sistemática dos instrumentos, que, apesar de quase centenária, representa, até hoje, uma referência importante no estudo antropológico dos intrumentos musicias: a sistemática de Erich M. von Hornbostel e Curt Sachs de 1914. De nada vale a conservação de fitas, se o aparelho reprodutor não estiver em boas condições: uma agulha cega de um toca-disco ou o cabeçote sujo e magnetizado de um gravador podem facilmente destruír para sempre gravações preciosas. Esta definição difere, como recém-exposto, da forma como os termos são empregados no samba-de-viola do machete baiano. 237-58. Foi o compositor e musicólogo canadense Murray Schafer que forjou a noção de soundscape como o meio ambiente sonoro do homem (1977). Reporta-se ainda à cabaça de ressonância. 1978 "Are-are...", Ethnomusicology, vol. Rituais fornecem elementos para se construir uma etnografia da performance, uma etnografia que possibilita reconhecer diversos modelos de edificação de tempo e espaço na cultura. Curt Sachs (1959)). Trata-se aqui de uma gravação em play-back no campo. (org.). 43(2), 165-94. Alternâncias na polifonia (skipping process): através de usos alternados de determinados tons dentro de uma escala, ocorrem sistemas polifônicos, que se distinguem das polifonias ocidentais e caracterizam estilos musicais da África Oriental e Meridional. CARVALHO, J. J. de1984 Ritual and Music of the Sango Cults of Recife, Brazil, Belfast, tese, Queens University. SCHNEIDER, M.1937 "Ethnologische Musikforschung", in Preuss, K. T. nem está presente na concepção do repertório do samba-de-viola, embora coincida com a relação "tonal" absoluta dos cinco "tons" entre si. Ivete Maria Dias de Sangalo Cady [5] [9] (Juazeiro, 27 de maio de 1972) [4] [10] é uma cantora, compositora, multi-instrumentista, empresária, apresentadora e atriz brasileira.Alcançou sucesso ainda como vocalista da Banda Eva, vendendo mais de 4 milhões de discos, e chegando a fazer cerca de trinta shows por mês. 231-54. Parecem-se com motetos e são constituídas de interessantíssimos contrapontos. MESSNER, G. F.1993 "Ethnomusicological Research. MÜLLER, R. P.2000 "Corpo e imagem em movimento: há uma alma neste corpo". BAILEY, J.1985 "Music Structure and Human Movement", in Howell, P. et al. (ORGS. Sabemos que concepções africanas, e derivadas destas, se concretizam, independente do instrumento pertencer genuinamente à tradição africana ou não. Em uma análise feita de uma peça de berimbau tocada por um mestre de capoeira em Santo Amaro da Purificação (BA), parti das menores unidades, aquelas que identificam o toque, para observar como se constrói a unidade maior, a música, de forma organizada e predeterminada quanto à disposição e combinação entre si das partes menores. A visão oposta já enxerga na diversidade cultural a predisposição para uma preferência e seleção naturais dos padrões visuais e auditivos, fazendo de cada processo cognitivo um caso específico e culturalmente impregnado (Bornstein, 1973). A reação a estímulos sensórios é um assunto que chama a atenção durante os mais variados ensejos: observe-se como diferentes povos acompanham música com batidas próprias de palmas, como diferentes corais se apresentam em palco ¾ da performance imóvel até aquela cheia de swing ¾ ou como audiências reagem de forma "culturalmente marcada" a diferentes músicas. 1977 "Definitions of 'Comparative Musicology' and 'Ethnomusicology': An Historical-Theoretical Perspective". ZEMP, H.1971 La musique Dan, Paris, Musée de l'Homme. Detalhada por uma análise interna, a técnica de execução de um instrumento vai levar às regras específicas dos padrões de movimento que, por sua vez, constituem uma importante base do fazer musical. ( 1984 "Le cinema en ethnomusicologie: notes e remarques". Se o microfone passa a ser uma extensão do ouvido, que busca captar de perto detalhes da música, esta gravação vai também possibilitar a "percepção" analítica, e assim a respectiva transcrição para o papel. A organologia considera como instrumento musical qualquer corpo ou objeto feito pelo ser humano para produzir um som, ou sons. 21(2): 189-204. 1(2): 65-128. (Apud Simon, 2000: 54). Um aspecto essencial da corporalidade e que, em grande parte, depende da música, é a dança. No caso do Brasil veja-se por exemplo as "caravanas culturais" enviadas ao exterior pelo governo Kubitschek, ou então, com o apoio do Governo de Pernambuco, o chamado "vôo do frevo", recentemente o "vôo do forró", iniciativa para divulgar a música do estado na Europa. Por volta de 1950 o musicólogo holandes Jaap Kunst introduziu o termo ethno-musicology. A sensação de ouvir foi, durante séculos, dominada pela percepção visual. 1989 "Filmmaking as Musical Ethnography". A sistemática aponta para oito níveis de subdivisão dos instrumentos, que é definida numericamente na frente de cada categoria. O componente vertical ¾ a variabilidade no âmbito de tons, ou seja, a disposição sucessiva de dois tons distintos no ciclo de pulsações. An Introduction, London, The MacMillan Press. Da mesma forma, a utilização de determinada terminologia nada reflete, a priori, sobre as concepções que ela compreende. Para ele as propriedades musicais, as suas regras, a percepção de padrões específicos ou os critérios que definem toques podem melhor ser estudados através da prática musical (Hood, 1963). Há, finalmente, um ramo dos estudos organológicos que se ocupa de aspectos arqueológicos. (Dournon, 1981). Idiofones: denominam-se idiofones aqueles instrumentos cujo material soa por si: são os sinos, os chocalhos, os gongos, os paus-de-chuva, as marimbas etc. O próprio título do trabalho de Bastos mostra a preocupação do autor em desvendar uma lógica específica do pensar de um determinado grupo indígena da região do Alto-Xingu. Em "A Musicológica Kamayurá", Rafael José de Menezes Bastos (1978) desvenda a noção kamayurá de som (ihu) e suas subcategorias sonoras e musicais, conforme resumidas nas tabelas abaixo: A classificação dos instrumentos de música kamayurá deve ser vista paralelamente às concepções sonoras: Há outros três critérios para a classificação de instrumentos musicais kamayurá: 1. distingue-se entre instrumentos (menores) para aprender e praticar e aqueles (maiores) para ensinar e tocar; 2. distingue-se os instrumentos de acordo com o seu uso. Neste contexto, é importante lembrar que em muitas outras culturas se desconhece um termo, cujo signo seja idêntico ao de "música", "music", "zene", "musique", "Musik" etc. A importância do enfoque antropológico sobre a música se dá justamente quando ele consegue quebrar idéias estreitas do fenômeno musical, alertando, inclusive, para posturas provincianas ¾ para não dizer etnocêntricas e preconceituosas ¾ em relação a práticas musicais de outros povos, e mesmo de outros grupos sociais dentro do próprio país. 1979 "Some Problems of Theory and Method in the Study of Musical Change", Yearbook of the International Folk Music Council, vol. Sons e Instrumentos Populares, São Paulo, Instituto Cultural Itaú. Através deste ouvia a música do conjunto, gravada previamente, reconhecendo e repetindo sua parte. GRAHAM, R.1991 "Technology and Culture Change: The Development of the Berimbau in Colonial Brazil", Latin American Music Review, vol.

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